PostgreSQL - Instalando no OS X 10.9 (Mavericks)

PostgreSQL é um sistema gerenciador de banco de dados objeto relacional (SGBDOR), desenvolvido como projeto open source (código aberto).

Instalando o PostgreSQL

1 - Baixe o arquivo de instalação no site:
http://www.enterprisedb.com/products-services-training/pgdownload

No momento em que é escrito este tutorial, a última versão disponível é a 9.3.4, essa será a utilizada para demonstração.

Clique sobre o ícone do Mac OS X, você será redirecionado a uma nova página e o download iniciará automaticamente, caso não seja, é só clicar no link.




2 - Terminado o download, descompacte o arquivo e dê um duplo clique no aplicativo para abrir o instalador.

Após aberto a tela inicial, clique em Next;




3 - O diretório de instalação já vem pré-definido, mas você pode alterar para outro caso deseje.

Em seguida, clique em Next;




4 - O instalador também trás um diretório padrão para os dados, como no item anterior, mas você também pode alterar para um desejável.

Na sequência, clique em Next;




5 - Defina uma senha para o superusuário (postgres). Essa conta é separada de qualquer outra conta do sistema operacional.

Após, clique em Next;




6 - A porta de acesso vem pré-definida com o valor 5432, é de preferência manter este valor, mas pode ser alterado caso necessite.

Confirmado, clique em Next;




7 - Você também pode selecionar a configuração de localidade, não entraremos sobre o assunto nesse tutorial, por isso deixe o valor como Default locale, depois clique em Next;




8 - Agora tudo pronto!

Após tudo configurado, clique em Next para começar a instalação;




9 - Aguarde todo o processo de instalação terminar;




10 - Após terminar a instalação, aparecerá a tela final, estará selecionado a opção para iniciar o Stack Builder automaticamente após encerrar o instalador, caso não deseje, desmarque essa opção e clique em Finish.

O Stack Builder serve para instalar complementos adicionais do PostgreSQL, tais como ferramentas, utilidades, drivers, novos servidores e muito mais.




Pronto! O PostgreSQL foi instalado e está pronto para uso.

Comentários